quinta-feira, junho 14, 2018

As escolhas do Engenheiro


A um dia da exigente estreia de Portugal no Mundial Rússia 2018, frente à Espanha, que mesmo com a polémica substituiçao de Lopetegui por Hierro em cima do Campeonato do Mundo, continua a ser um osso muirto duro de roer, Fernando Santos terá ainda algumas dúvidas a matutar na sua mente. Na minha opinião são apenas três os lugares em aberto sendo um deles uma verdadeira incógnita.

Comecemos precismente por esse, o centro da defesa da seleção das Quinas. Claramente é aqui que reside o ponto fraco dos campeões da Europa. Pepe é o esteio mas o seu parceiro continua em aberto. Nos jogos de preparação todos os restantes três centrais na convocatória tiveram oportunidade de jogar a titular ao lado de Pepe mas nenhum parece ter agarrado lugar de forma evidente. É certo que também nenhum comprometei de forma grosseira, pelo que a dúvida se mantém.

José Fonte parece a escolha mais óbvia pela recurrência da opção durante o apuramento. Bruno Alves foi chamado a titular no último jogo frente à Argélia, o que se considerarmos que foi o teste final, poderá ser indicador da escolha. E por fim Ruben Dias é, para mim, o melhor dos três mas também o mais inexperiente e prefere claramente jogar sobre a direita da dupla, o que aqui não será possível dado que esse posto é de Pepe.

Seja qual for a opção, poderá ser este o calcanhar de Aquiles da equipa de Fernando Santos, esperando todos os portugueses que apesar de tudo, quem assuma o lugar não comprometa perante a armada espanhola.

A segunda dúvida está no meio-campo, em saber quem entre João Mário e Bruno Fernandes será o terceiro médio. Fernando Santos costuma ter um médio de origem mais central que deriva para uma ala. Foi assim no Euro com João Mário, André Gomes e Renato Sanches. Será aqui também com João Mário ou Bruno Fernandes. O médio que rescindiu há dias com o Sporting esteve em grande plano frente à Argélia e poderá ter convencido o Engenheiro. Mas como o seleccionador nacional não é muito dado a mudanças, pode optar pelo médio do Inter que evoluiu no West Ham na segunda metade da época.

Bruno Fernandes poderá dar mais intensidade, mais meia distância e mais verticalidade ao jogo de Portugal, até porque se Gonçalo Guedes for a opção para a dupla com CR7, o extremo emprestado ao Valência, mesmo jogando como avançado, poderá abrir na esquerda, assim como o capitão, permitindo que Bruno Fernandes apareça no centro, como aconteceu no segundo golo luso frente à Argélia.

Por fim, a dúvida sobre se Guedes assume o lugar que no apuramento foi de André Silva. Depois de bisar frente aos argelinos, tudo aponta nesse sentido, até porque a temporada do jogador formado no Seixal foi muito superior à do ex-Porto que teve muitas dificuldades para se impor em Milão. Contudo, André Silva é um jogador de área ao contrário de Guedes que prefere evoluir a partir da ala, apesar de ter feito boa parte da sua formação nas camadas jovens do Benfica jogando como avançado.

A mobilidade com Guedes é superior e partindo do pressuposto que Fernando Santos não irá assumir o jogo contra os espanhóis, mais sentido faz a aposta no jogador que brilhou na Liga Espanhola esta temporada, pela velocidade de ponta que adiciona ao jogo de Portugal, contra o maior sentido posicional do avançado rossonero.

Tem a palavra o Engenheiro Fernando Santos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente analise!