domingo, junho 24, 2018

MUNDIAL À LUPA: Inu(i)sitado


O grupo H do Mundial Rússia 2018 é provavelmente o mais equilibrado do torneio e com maior qualidade na soma de todas as quatro seleções. O jogo desta tarde foi talvez dos mais interessantes deste Campeonato do Mundo, sempre bem jogado, com alterações constantes no marcador, e com a certeza que os dois teóricos favoritos, Colômbia e Polónia podem ficar de fora na fase de grupos sem que isso seja surpreendente para quem viu os jogos do grupo.

O Senegal entrou por cima, dominador, o que até surpreende pois esperava-se o inverso, com os africanos a apostar na velocidade do contra-ataque. Ao fim de 11' essa superioridade traduziu-se no marcador num golo caricato, mais um de muitos às três tabelas deste mundial, em que o guardião nipónico defendeu um remate com os punhos contra Sadio Mané, com a bola a ir para a baliza.

O jogo entrou a partir daí na toada que se esperava, com o Japão a assumir o jogo, sempre com muito critério na construção, com Sakai e Nagatomo bastante ofensivos, e com Hasebe a ser o primeiro a construir e com a bola sempre a passar pelos pés de Shibasaki. Ozako, o ponta de lança, sempre a vir tabelar atrás, de frente para a bola, dando soluções ofensivas diferenciadas. E depois os desequilíbrios de Inui, o extremo do Eibar, que vai jogar no Bétis na próxima temporada, com grande capacidade individual.

A excelente circulação de bola da equipa do Sol Nascente permitiu fazer face à menor envergadura física face aos senegaleses. Por isso, foi com justiça que Inui fez o empate à passagem dos 34', num remate em arco, em plena área, após subida de Nagatomo. Um excelente movimento e finalização do número 14 do Japão.

Na segunda metade a toada manteve-se, com o Japão sempre por cima e com uma enorme qualidade de jogo, rapidez, circulação muito bem feita e total domínio, com os africanos a procurar o contra-ataque sem que tenha conseguido criar muitas situações de golo.



Mas quando o Japão parecia mais perto da vantagem, depois de Osako ter falhado um golo feito onde falhou o toque final, seria o Senegal a voltar a colocar-se em vantagem num lance construído pelos dois laterais. Sabaly na esquerda teve um excelente trabalho individual que concluiu com cruzamento rasteiro com Wague a aparecer que nem uma flecha no lado direito da área e a atirar forte para o 1-2.

A vantagem não durou muito tempo, pois sete minutos depois, já com a outrora estrela do Japão em campo Honda, chegava novo empate num erro do guardião Ndiaye, que saiu a despropósito a um centro com a bola a sobrar para Inui ao segundo poste que atirou para a boca da baliza para Honda fazer o empate.

De facto nenhuma das equipas merecia perder, mas a haver um vencedor teriam que ser os nipónicos que a par do Senegal são das boas surpresas deste Mundial.

Man of the Match: Takashi Inui (Sadio Mané para a FIFA)

Nenhum comentário: