quarta-feira, junho 27, 2018

MUNDIAL À LUPA: O Brasil europeu não consegue tirar o Samba do sangue


O Brasil parece ter encontrada a fórmula ideal para o sucesso depois da tragédia do último mundial que organizou. Meia equipa parece proveniente do Velho Continente, do meio-campo para trás. E a outra metade, o meio-campo ofensivo e ataque, parece saída de uma equipa de futebol de rua, com samba, forró e tudo aquilo que faz qualquer pedaço do Brasil vibrar de forma ritmada.

Sem surpresa o escrete confirmou a vitória no grupo ao bater a Sérvia sem grande dificuldade por 2-0. Desde cedo a canarinha mostrou ao que vinha, procurando o golo desde o primeiro minuto, mesmo apesar do duro golpe que sofreu com a lesão de Marcelo logo aos cinco minutos, que pelo que aparentou poderá afastar o melhor lateral-esquerdo do mundo do Rússia 2018.

Apesar de nunca ter tido um ritmo muito elevado e não ter tido uma mão cheia de oportunidades no primeiro tempo, o golo surgiu mesmo aos 36' num passe de génio de Philippe Coutinho que isolou Paulinho, numa combinação dos dois brasileiros do Barcelona, com o médio a dar um toque por cima do guardião sérvio e a abrir o marcador.

A Sérvia apenas incomodou mais à séria a canarinha num espaço de cinco minutos, por altura dos 60', primeiro num disparte de Allison que Thiago Silva salvou quase em cima de linha evitando o golo de Mitrovic, e depois numa jogada de perigo pela esquerda que acabou por não ser aproveitada pelos europeus. 

Isto foi já depois de Stoijkovic ter evitado o segundo de Neymar que se isolou após mais um passe de génio de Coutinho. Esta foi uma luta particular onde o guardião que já jogou no Sporting venceu em toda a linha o astro do PSG, num confronto direto em pelo menos três situações claras de golo para o Brasil.

Aos 68', Thiago Silva na sequência de canto de Neymar fazia o segundo e matava de vez o jogo e as aspirações dos sérvios. Daí até final o Brasil fez um jogo de muitos pormenores técnicos, futebol jogado de pé para pé e aposta em passes nas costas da defesa sérvia. Foram várias as ocasiões para aumentar o score mas já não haveria mais golos.

Com a queda da Alemanha, já não se assistirá ao, tão falado nos últimos dias, confronto com o Brasil que seria a oportunidade de vingança da canarinha aos 7-1 de 2014. Pela frente terá o México mas o estatuto do Brasil sai sem dúvida reforçado, tendo mostrado ser provavelmente o mais consistente de todos os candidatos ao título mundial.

Melhor em campo: Phillipe Coutinho (Paulinho para a FIFA)

Nenhum comentário: