domingo, junho 17, 2018

MUNDIAL À LUPA: Torpedo sérvio põs fim à viagem do autocarro dos Ticos



Só mesmo um torpedo teleguiado conseguiu deitar abaixo um autocarro costariquenho que tinha um revisor que não deixava entrar sérvios. Um autocarro que seguia apinhado mas ia mantendo a sua marcha a um ritmo baixo mas que não parava para ninguém. Nem sequer para um sérvio que tentou entrar a bordo a grande velocidade guiando uma bicicleta.

O confronto que abriu as hostilidades do Grupo E esteve longe de deslumbrar, com os Ticos completamente fechados na proteção à sua baliza e os sérvios com talento de sobra mas muita falta de ideias.

A verdade é que não fosse uma superior exibição do tricampeão europeu de clubes Keylor Navas, e o resultado até teria sido mais dilatado. Isso e a muito pouca inspirada atuação de Mitrovic que falhou pelo menos três claras ocasiões na cara do guardião dos centroamericanos.

A Sérvia comandada por Matic e Milinkovic-Savic (a justificar toda a cobiça de que é alvo) teve poucas ideias para entrar no autocarro dos Ticos, com duas linhas muito próximas, a primeira das quais com cinco homens na frente de Navas. Com muita dificuldade lá conseguiram encontrar uma ou outra janela do autocarro entreaberta, mas quando tentavam lá entrar, o revisor Navas dizia que a lotação estava cheia e não entrava ali ninguém. Em especial quando Milinkovic-Savic tentou rebentar a porta do autocarro com uma portentosa bicicleta. Navas voou como uma águia e de forma sublime voltou a impedir que alguém parasse a viagem do seu autocarro.

Apenas no final da primeira parte os Ticos finalmente fizeram uma pausa na viagem e decidiram esticar as pernas fora do autocarro. Não que tenham sido muito afoitos mas sempre deu para arejar e respirar um pouco.




A segunda parte da viagem seguiu no mesmo ritmo, até que Kolarov, um sérvio ancião que liderava o grupo de sérvio, farto de se ver banido de entrar no autocarro, decidiu lançar um torpedo que nem o revisor Navas conseguiu travar. Um torpedo atirado de pé esquerdo que implodiu de vez a resistência dos Ticos.

Obrigados a seguir a viagem a pé, os costariquenhos mostraram que afinal até tinham pernas para se fazer ao caminho. Celso Borges ia ordenando as tropas e o recém-chegado ao grupo Christan Bolaños, fresquinho que nem uma alface, foi incomodando os sérvios que satisfeitos com a situação passaram a assumir uma postura mais defensiva.

Fica a ideia de que se a Costa Rica se tivesse feito ao caminho mais cedo, talvez tivesse chegado à meta primeiro, mas os sérvios revelaram-se sempre mais fortes.

Man of the Match: Keylor Navas (Kolarov para a FIFA)

Nenhum comentário: