quinta-feira, junho 21, 2018

MUNDIAL À LUPA: Um Caballero estendeu a passadeira e Modric vestiu o fato de gala para passear classe.



A Argentina foi esta noite vergada a uma pesada derrota aos pés da Croácia e se os números fossem superiores não escandalizaria ninguém. Os croatas fizeram uma exibição fantástica a todos os níveis ao invés da Argentina que não consegue livrar-se do emaranhado tático que Sampaoli criou, do qual nem Messi conseguiu sair.

Depois de uma péssima exibição frente à Islândia, Sampaoli mudou o figurino, apostando num 3-4-3 que serviu para tornar ainda mais confuso o futebol dos homens do país das Pampas. Nas laterais, duas avenidas expunham a defesa argentina aos perigosos ataques croatas e por duas vezes estiveram próximos do golo na primeira parte, ao contrário dos argentinos que só à passagem da meia hora tiveram uma real oportunidade para marcar que Enzo Perez desperdiçou quase de baliza escancarada. A Croácia, que reforçou o seu meio-campo com Brozovic, libertando Rakitic e Modric para a criação, em especial o capitão, jogador do Real Madrid, que demostrou em todo o jogo o quanto pode oferecer à partida se não viver tão limitado como acontece nos merengues. Nas alas Rebic, especialmente, mas também Perisic desequilibravam na procura de Mandzukic que por mais do que uma vez no encontro podia ter chegado ao golo.

Já os argentinos, tinham os bem conhecidos Salvio e Acuña nas alas, mas por serem extremos de origem davam muito espaço nas costas e o sistema de três centrais ficava exposto, pois se a atacar abriam para a zona lateral do campo (Mercado na direita e Tagliafico na esquerda), a defender encostavam a Otamendi, deixando as laterais muito vazias. No meio, Mascherano e Enzo eram um duplo pivot e Messi e Meza tentavam ligar com Aguero, sempre algo perdido na frente de ataque dado que Messi arrancava muito detrás, tendo muita dificuldade para se libertar da marcação cerrada de Brozovic.

Logo a abrir a segunda parte, um perfeito disparate do guardião argentino, Caballero, deu a Rebic a oportunidade de encher o pé para o primeiro da Croácia. O guardião fez jus ao nome ao tentar picar a bola sobre o croata para a dar a Mercado, e Rebic fez um grande golo pois apesar da oferta a execução não era fácil.


Estava aberta a caixa de Pandora. Sampaoli, uma pilha de nervos todo o jogo, arriscou ainda mais, não ao trocar Salvio e Aguero por Pavon e Higuain, mas ao colocar Dybala por Enzo Perez. O ténue equilíbrio da equipa das pampas esfumou-se e a partir daí foi ver Modric a lançar constantes contra-ataques que arrepiavam Maradona nas bancadas. Só a 10 minutos do fim é que finalmente a Croácia matava o jogo, num momento épico de Modric. Um trabalho individual de classe mundial que culminou com o pontapé perfeito de fora da área, sem hipóteses para Caballero.

Houve ainda tempo para Rakitic acertar na barra num livre direto, mas três minutos volvidos, o médio do Barcelona colocava o ponto final ao fazer o terceiro a concluir mais um contra-ataque contra o queijo suíço que era o último reduto dos sul-americanos.
E Messi? Até agora ninguém o viu pelos relvados russos. A dependência do capitão argentino é tal que os adversários limitam a sua ação a anular o craque do Barcelona, fazendo até parecer fácil essa missão.

Man of the Match: Luka Modric

Nenhum comentário: