terça-feira, junho 19, 2018

MUNDIAL À LUPA: Mesmo quando o sol nasce é preciso café para levantar da cama



Foi preciso muito café para fazer o Japão acordar depois de ter madrugado no marcador. É que ainda não se tinha atingido os cinco minutos de jogo e os cafeteros ficavam reduzidos a 10 unidades por mão de Carlos Sanchez que deu origem a um penalty que Kagawa transformou em golo. Mas o golo pareceu ter efeitos soporíferos para os nipónicos que só depois de muito café colombiano despertaram para a vitória.

Foi um jogo atípico pois a Colômbia jogou desde os cinco minutos com menos um jogador. Obrigados a rever a sua forma de estar no campo, com Quintero preso em termos criativos para tapar o buraco que Sanchez deixou no centro da intermediária ao ser expulso e Izquierdo a compensar com movimentos interiores, os cafeteros conseguiram ainda assim dominar toda a primeira parte. É que os homens do país do sol nascente não aproveitaram a vantagem no marcador e deixaram-se ficar toda a primeira parte na expectativa, pouco arriscando em termos ofensivos, permitindo aos sul-americanos dar a ideia que quem estava em vantagem numérica eram eles, especialmente se olharmos para a posse de bola que era dominada pela Colômbia.

Talvez já cansados de todo o esforço que os conduziu ao empate, os cafeteros baixaram linhas e permitiram aos nipónicos assumir o jogo, criando algumas ocasiões de golo, quase sempre graças à excelente exibição de Inui, que esteve perto de faturar por mais do que uma vez. Seria porém Osako quem na sequência de um canto (e vão quase 20 golos de bola parada, 19 em 34 até este jogo, sendo que todos os desta partida foram marcados dessa forma) a subir mais alto que toda a defesa contrária e a fazer o golo que deu os três pontos aos nipónicos.

Só mesmo o livre de Quintero (batido de forma rasteira surpreendendo tudo e todos) que resultou no empate aos 39', fez despertar os nipónicos, que vieram para o segundo tempo com outra vontade e adrenalina, talvez pelo excesso de café de qualidade que foi servido nos primeiro 45 minutos.



A Colômbia voltou a tentar o empate, já com a sua maior estrela em campo, James Rodriguez, poupado no onze (dez?) inicial devido a fadiga muscular, e ainda causou alguns arrepios aos asiáticos, mas nada que os tenha deixado de olhos em bico. Mau começo para uma das boas equipas sul-americanos e a segunda vitória asiática neste Mundial Rússia 2018.

Man of the Match: Takashi Inui (Osako para a FIFA)

Nenhum comentário: