sexta-feira, agosto 08, 2014

Um osso duro de roer


Não é o pior dos adversários, mas é certo que havia mais acessíveis. Atlético de Bilbau era claramente a fava deste sorteio (saiu aos italianos do Nápoles numa eliminatória que se prevê muito equilibrada), surgindo o Lille como o segundo mais forte, teoricamente.

Muito reforçada, a equipa do FCP parece apresentar mais argumentos, mas nesta fase embrionária de temporada não estará a um nível que lhe assegure grande tranquilidade na eliminatória, uma vez que ainda se procuram automatismos entre tantos reforços. Presumivelmente, da temporada anterior, estarão no onze nesta eliminatória vários reforços (Martins Indi, Casemiro, Oliver ou Brahimi, Adrian ou Tello) o que é sempre um risco.

Os franceses foram a surpresa da última temporada da Ligue 1, estando no comboio da frente com PSG e Mónaco durante largas jornadas. Acabou por ficar algo atrás dos monegascos, garantindo o playoff da Champions por apenas dois pontos de vantagem sobre o Saint-Éttiene (equipa que promoveu os primeiros assobios da época no Dragão no jogo de apresentação).

Sem grandes movimentações no mercado (não entrou nem saiu ninguém fundamental, apenas Origi foi vendido ao Liverpool mas continua em França por mais um ano), o Lille apresenta a base do ano passado o que é sem dúvida uma vantagem nesta fase inicial. Os dois avançados, Kalou e Origi, são as grandes vedetas. O costa-marfinense, com 16 golos no campeonato passado, foi a referência, mas Origi (apenas 5 golos e 12 jogos a titular), que explodiu no Mundial, sendo uma das maiores revelações, ameaça afirmar-se em definitivo.

Destaque ainda para o guardião nigeriano Enyama, titular no Brasil pela sua seleção, os internacionais A Simon Kjaer (dinamarquês) e Marko Basa (montenegrino), a dupla de centrais do Lille, e os centrocampistas Mavuba e Marvin Martin, ambos internacionais gauleses. A estes junta-se o jovem prodígio português Marcos Lopes (ou Ronny) que chegou há poucos dias ao norte de França depois de brilhar por Portugal no Europeu de Sub-19. Emprestado pelo Manchester City, Marcos Lopes poderá ser a nova estrela do Lille, tendo o técnico René Girard apelidado-o do James Rodriguez da equipa.

Variando entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 em losango, Girard jogou contra os suíços do Grasshopers em 4-3-3, pouco usual no Lille, devido às ausências de vários mundialistas. À partida não repetirá o desenho frente ao FCP, mas o losango deverá ser a melhor solução para tentar contrariar o 4-3-3 de Lopetegui. Martin, Kalou e Origi irão prender os centrais e trinco portistas, enquanto os vértices laterais do meio-campo serão o tampão às subidas dos perigosos laterais azuis.

Será uma eliminatória interessante e que poderá ser decidida nos pormenores. Um bom resultado em França poderá escancarar as portas da Champions aos dragões, porém, se trouxerem um resultado negativo de terras gaulesas, terão de tudo arriscar em casa, sabendo-se que o contra-ataque é a principal arma do Lille...

Nenhum comentário: