segunda-feira, agosto 11, 2014

Na Lotaria até ao mais fraco pode sair a sorte grande... num adeus de sonho de Enzo


De longe o melhor em campo foi o guarda-redes do Rio Ave, Cássio, que tudo defendeu (e foi muito) levando injustamente para as grandes penalidades, um jogo em que o campeão nacional foi muito superior. E o pior, não restam dúvidas, foi Artur Moraes. O guardião brasileiro, que se chegou a supor que nem iria jogar depois da triste figura na Emirates Cup há uma semana, fez de tudo para mais uma vez não ganhar um título com a camisola do Benfica. Ora na primeira parte inventou uma finta surreal sobre um avançado contrário e por muito pouco não sofreu golo, graças à escorregadela de Del Valle no momento de empurrar para a baliza deserta, ora no prolongamento, socou de forma absurda um canto para a boca da baliza, com Jardel a atirar contra a própria barra no desespero de salvar o golo.

Mas como na lotaria popular, também nas grandes penalidades o mais medíocre pode ver a sorte grande a sair-lhe. Assim foi com Artur. Defendeu três penalties (à la Beto Pimparel, saindo sempre dos postes encurtando o ângulo) e sai levado em ombros, apesar da total falta de segurança que transmitiu, quase pondo em causa uma vitória que só por milagre pareceu possível fugir aos encarnados tendo em conta a total inexistência ofensiva dos de Vila do Conde que não tiveram uma oportunidade de golo, para além das que Artur criou.

Não existindo no ataque, o Rio Ave foi contudo um opositor abnegado, mas que nunca conseguiu parar a avalanche ofensiva do Benfica. Uma equipa que nada teve a ver com a pálida imagem da pré-época, sobretudo graças aos regressos de Luisão e Enzo Pérez. O capitão, sem um jogo nas pernas nesta pré-época, liderou a defesa ao lado do sempre competente Jardel, e mostrou que com ele a qualidade defensiva é muito superior. E se Luisão recuperou a segurança, Enzo encheu o campo na hora da despedida. Já se sabe que mais dia menos dia estará a ser apresentado em Valência (provavelmente já esta semana), mas nem isso o fez ter menos entrega, nem ter a cabeça noutro lado. Veio de férias, depois de longo e desgastante Mundial, onde foi finalista vencido, e com apenas uma semana de treinos, parecia que estava no topo de forma. É de facto de outra galáxia. Um gigante que transfigura a equipa. E que falta irá fazer. Substituí-lo será uma tarefa hercúlea e dificilmente se conseguirá manter este nível que merecia outros voos que não o Valência.

Nota ainda para a grande exibição dos laterais encarnados, com Maxi a parecer ligado à corrente, para além do habitual veneno dos argentinos Gaitan (outro que a sair será muito difícil de substituir) e Sálvio (alguém se lembrou de Markovic?).

A base do ano passado, mesmo com tantas baixas, é tão forte que para nível interno parece chegar e sobrar para lutar pelos títulos. Saindo Enzo e/ou Gaitan, serão precisas peças da mesma bitola porque como estes não há iguais no plantel. E já se sabe, falta ainda os reforços já pedidos por Jesus, um guarda-redes (até dois porque este Artur minha nossa senhora!), um médio centro (falou em dois na conferência de imprensa, certamente a contar com a saída de Enzo, ou então a achar que Talisca afinal é segundo avançado e não médio centro) e um avançado (Lima fez um excelente jogo mas perdeu sempre o duelo com Cássio e Derley ainda não convenceu).

Nenhum comentário: