quarta-feira, agosto 20, 2014

Ganha o futebol português


Num só dia, a Liga Portuguesa viu chegar duas estrelas de renome internacional. Júlio César, guarda-redes internacional A Brasileiro, considerado há quatro anos o melhor do mundo, e Nani, extremo português emprestado pelo Manchester United, a sombra de CR7 como estrela maior da seleção portuguesa.

No caso dos campeões nacionais, resolvem, teoricamente, o problema que tinham na baliza. Experiente e de grande qualidade, Júlio César chega à luz à beira dos 35 anos e a necessitar de provar que continua no topo das suas capacidades. No Mundial demonstrou a sua qualidade, apesar de ter sofrido 12 golos em dois jogos, mas nos quais praticamente não teve culpa, tal o descalabro defensivo da canarinha, acabando mesmo por ser o guardião a evitar números ainda mais pesados.

O ano passado jogou no Toronto (porque não quis perder o chorudo salário que auferia no QPR em Inglaterra, recusando a oferta dos encarnados) por empréstimo do Queens Park Rangers, depois dos londrinos terem sido despromovidos no ano anterior. Regressa agora à elite do futebol europeu apostado em demonstrar que continua a ser um dos melhores à escala planetária.

Estranha apenas a opção de Artur ficar na Luz, caíndo o grego Karnezis, assumido por Vieira na entrevista que deu a semana passada. Parece que defender penalties é suficiente para continuar no plantel, apesar de exibição miserável na Supertaça e de não ter feito uma defesa frente ao Paços de Ferreira na abertura da Liga. Que Júlio César não se lesione ou com Artur na baliza, claramente o Benfica não terá qualquer hipótese de lutar por títulos.

A Alvalade regressa um dos meninos bonitos da Academia de Alcochete. E de forma surpreendente pois apesar de duas épocas muito más em Inglaterra, Nani possuía mercado na Europa, pelo que com apenas 27 anos optar por regressar a casa é um enigma. Será uma grande oportunidade para se relançar (o Sporting beneficiará desportivamente mas não a nível financeiro) ou estará acomodado e pouco motivado, optando por regressar a Portugal ao invés de tentar a sorte noutro campeonato de top europeu? As dúvidas ficarão dissipadas nos próximos meses.

Sem dúvida que este é um enorme balão para a família verde e branca, dado que a qualidade de Nani está a kms de distância de 95% do plantel leonino. O extremo será uma espécie de ET dentro da equipa, capaz de gerar os desequilíbrios que ninguém no plantel de Marco Silva conseguiria. Certo é que também concentrará as atenções exclusivas das defensivas adversárias, mas a sua qualidade técnica e forte pontapé serão um precioso abre-latas que deixa o Sporting mais próximo dos outros dois rivais.

Apresente Nani saúde física (que tem faltado nos últimos dois anos), vontade e motivação e restam poucas dúvidas de que será, a par de Nico Gaitán, o melhor jogador da Liga Portuguesa. Será Nani e mais dez em Alvalade!

Curioso será ver a decisão do TAS sobre a transferência de Rojo para o United (que incluiu o empréstimo de Nani). Bruno Carvalho anunciou que a maior parte do dinheiro irá para o Pavilhão, esqueceu-se foi que existe uma batalha legal que a probabilidade de ganhar é nula...

Nenhum comentário: