sexta-feira, agosto 08, 2014

Ligue 1: O campeão que antes de o ser já o era


Arrancou a Ligue 1. O primeiro dos cinco principais campeonatos europeus (Inglaterra, Espanha, AlemanhaM, Itália e França) a começar e a tradição do campeão não ganhar na primeira jornada manteve-se. Em Reims, o PSG deu um festival de desperdício no vertiginoso mundo de Ibra. Tudo roda à sua volta e mesmo falhando um penalty (que inventou pois foi escandalosamente mal assinalado), desperdiçando segundos antes um golo de baliza aberta acertando no poste, foi o homem do jogo com dois golos. Podia ter aberto a época com pelo menos 5 (se juntarmos aos dois tentos, os dois falhanços já mencionados e o ato de puro egoísmo de Lucas Moura que também no início do jogo, preferiu tentar fintar o guardião contrário a dar ao sueco que só teria de encostar).

Mas não será este resultado que muda a ideia de que só por milagre o PSG não chega ao tri. Basta olhar para o seu plantel para ver que ninguém lhe fará sombra. O Mónaco a isso ambiciona, mas apenas com um grande craque no plantel, o colombiano Falcao (que vem de grave lesão e até pode estar de partida), parece muito curto, mesmo que até 31 de agosto ainda venham algumas trutas.

O PSG adicionou David Luiz e Serge Aurier a uma equipa de luxo (a pensar claramente na Champions) e ainda está em aberto a hipótese Di Maria, que colocaria a formação da capital francesa próximo do nível dos maiores candidatos à vitória na Champions.

É portanto um campeonato previsivelmente sem história, com PSG como campeão e Mónaco de Leonardo Jardim a tentar encurtar distâncias. Lille, Saint-Éttiene, Lyon e Marselha (com Marcelo Bielsa agora ao leme) serão o quarteto que lutará pelo acesso ao playoff da Champions, mas que pouco mais poderão ambicionar nesta liga bicéfala (para não lhe chamar um verdadeiro monopólio parisiense).

Nenhum comentário: