quinta-feira, agosto 07, 2014

O Queimódromo do Seixal


O dia de hoje marca o ponto mais alto do desperdício de talentos da Luz. Em 24h, o Benfica despacha literalmente três dos mais talentosos jogadores que formou nos últimos anos. Valência, Mónaco e Corunha são o destino de João Cancelo, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, respetivamente.

Há pouco tempo atrás o Presidente Luís Filipe Vieira disse em entrevista que o Caixa Futebol Campus era o grande fornecedor da equipa principal daqui para a frente. Esqueceu-se é que tinha o pior treinador do mundo para levar a cabo esta estratégia. Não porque Jesus não seja um excelente treinador, mas sim porque é totalmente inábil com jovens portugueses (e não só). Basta ver que se não fosse a lesão de Artur, nunca Oblak teria rebentado e garantido os títulos que Artur ajudou a perder um ano antes. Inclusivamente nem queria ter o esloveno no plantel como disse de viva voz em entrevista antes do arranque da época 2013/2014. Mas como contava como formado localmente, lá ficou... felizmente, caso contrário os títulos dificilmente teriam chegado com o brasileiro Artur entre os postes.

Talvez o problema de Jesus seja que muitos destes jovens (exemplo maior é Bernardo Silva) sejam mais evoluídos intelectualmente e tenham dificuldade em assimilar o seu discurso limitado. Ou então há mesmo ali uma implicância qualquer. André Gomes é outro exemplo. Foi lançado há duas temporadas, rapidamente deixou de ser aposta e apenas teve algum protagonismo no final da época transata, devido à lesão de Fejsa, pois até então tinha pouco mais de 5 minutos de utilização na Liga, com dois terços jogados. Nesta pré-época já merece manchete na imprensa valenciana tal a sua qualidade.

Emprestar jovens talentos a clubes onde dificilmente jogarão (casos de Cancelo e Bernardo) é algo que ninguém conseguirá entender. Ambos jogadores de Jorge Mendes, seguem para clubes "geridos" pelo empresário português, que "decidiu" os técnicos e muitas das contratações. Rodarem para não jogar não faz qualquer sentido. Se explodirem e tiverem oportunidades, a questão será porque raio não tiveram a mínima hipótese na Luz??

Daqui a um ano até poderão ser vendidos por 15M€ cada, mas a questão que fica é para que serve a Caixa Futebol Campus. Para formar e vender? Como se de uma fábrica de uma qualquer empresa exportadora que despacha mercadoria para os mercados internacionais?

Dos três, Bernardo Silva é de longe o melhor, para muitos considerado a maior jóia da atualidade do futebol jovem nacional. Fanático do Benfica, talvez nunca tenha a oportunidade de singrar no clube do seu coração. É uma pena. Acima de tudo para o futebol português. Mas é apenas mais um prego no caixão do Seixal. O SLB tem uma história de engrandecimento do futebol português que devia proibir esta estratégia que Vieira e Jesus promovem. Devia ser um dos grandes fornecedores da seleção portuguesa (como Vieira prometeu há 10 anos), mas na verdade quase não põe jogadores na turma das quinas.

Tudo porque aos olhos de Jesus, um qualquer Talisca, Jara, César ou Luís Filipe é melhor do que um Cancelo, Bernardo, Ivan ou Nélson Oliveira. Ou até Miguel Vitor, que nunca foi aposta com Jesus mas era muito superior a metade dos centrais que passaram pela Luz nos últimos anos.

Estes jovens não têm nunca margem de erro. Entram e são enxovalhados no meio do relvado por falharem um passe. Ou então, como foi o caso de Bernardo nesta pré-época, jogam 10 minutos nalguns jogos, quando a equipa já está toda virada do avesso com tantas substituições e depois ainda o coloca no lugar que não é o dele...

Naturalmente que nenhum deles é um jogador feito. Contudo, todos demonstram um potencial muito acima da média. Pelos vistos, na Luz, não se pensa assim. Que tenham mais sorte noutro lado, para que seja só o Benfica a perder e não o futebol português. Como foi o caso de Marcos Lopes, um prodígio dos iniciados do SLB, que deixaram fugir para o Manchester City há vários anos. Agora perfila-se como a next big thing do futebol nacional.

Nenhum comentário: