domingo, julho 27, 2014

Um Marco de estabilidade


Apesar da mudança de treinador, o Sporting é sem dúvida a equipa que parte com uma melhor base para a nova época, o que poderá ser decisivo no arranque. Saiu Leonardo Jardim e entrou Marco Silva (pessoalmente considero um upgrade entre dois excelentes técnicos), mas a base criada pelo madeirense está lá toda. Até agora ninguém relevante saiu e Marco Silva viu ainda entrar uma mão cheia de reforços (serão?? ou apenas alternativas razoáveis??).

O Sporting pode ter menos estrelas que os dois eternos rivais, mas no futebol por muitas estrelas que existam, criar uma equipa leva o seu tempo. Marco Silva já a herdou e agora só tem de a aperfeiçoar com o seu cunho pessoal. Vendo pelo início desta pré-época, nem um único reforço entrará no onze dado que quem já lá estava é melhor (talvez João Mário seja a excepção mas é um miúdo da casa que estava emprestado).

Resta apenas saber se ainda alguém sairá (Rojo é quase certo mas não será por aí que a equipa abanará). O grande desafio será suprir uma eventual saída de William Carvalho, de longe o melhor jogador da equipa. Também uma venda de Slimani poderá causar mossa, mas tudo o resto é facilmente substituível sem que se notem grandes diferenças.

A presença na Champions League poderá ser a principal muralha ao crescimento deste Sporting. Depois de uma boa época (qualquer coisa seria boa tendo como referência o annus horribilis anterior), o desafio é jogar toda a temporada (ou uma boa parte dela) ao fim-de-semana e a meio da semana. Terão estes jogadores estaleca para tal? Poderá o previsível insucesso na Champions influenciar negativamente a equipa entre portas?

Já todos sabemos que os recursos em Alvalade são muito inferiores aos da Luz e do Dragão, mas não faltam casos de sucesso noutras ligas com realidades semelhantes, ainda que a outra escala, como o Atletico de Madrid o ano passado ou o Borussia de Dortmund há dois e três anos. Até um Liverpool com muito menos recursos que outros gigantes britânicos ia vencendo a Premier League na última época.

É verdade que poucos jogadores do Sporting seriam titulares no FCP ou SLB (neste último caso contando que ainda vêm aí reforços de peso), talvez William Carvalho e pouco mais, mas em termos colectivos, pelo menos para já, este Sporting é infinitamente superior aos rivais. Um arranque forte e poderemos ter, finalmente, um Sporting novamente como favorito ao título nacional.

Nenhum comentário: