quinta-feira, junho 16, 2016

O galo que adora descontos


A França é a primeira equipa apurada para os oitavos-de-final do Euro 2016 após mais um jogo que apenas conseguiu resolver nos descontos. À imagem da estreia no Europeu, a França sofreu muito para conseguir deixar a nação a vibrar, mas parece que este Galo não resiste a um bom desconto.

As similaridades entre o jogo desta noite e aquele que Portugal ontem disputou foram várias, mas se Portugal não apareceu na segunda metade, os franceses tiveram falta de comparência na primeira. Didier Deschamps deixou no banco as duas estrelas dos gauleses, Pogba e Griezmann, depois das más exibições de ambos no encontro frente à Roménia. Mas a fórmula Martial e Coman, que tão bem entraram no jogo inaugural, desta vez revelou-se um rotundo zero. Especialmente o caso do menino 80 milhões do Man Utd, que esteve péssimo a todos os níveis. Coman, pelo contrário, até teve pormenores e momentos interessantes, mas não conseguiu resolver.

A outra similaridade com o jogo de Portugal foi o adversário, à imagem da Islândia, a Albânia foi uma equipa ultra defensiva, mas com grande combatividade e organização, assim como princípios de jogo muito interessantes, que deixaram uma excelente imagem deste estreante em grande competições. E foram mesmo os albaneses os mais perigosos nas poucas vezes que foram à área francesa na primeira metade, atirando ainda uma bola ao poste no início da segunda.

Porém, daí para a frente, o sentido de jogo foi único. Pogba ajudou a empurrar a equipa para a frente, num verdadeiro vendaval ofensivo dos franceses, que somaram oportunidades umas atrás das outras, onde se incluiu também uma bola ao poste. O golo só surgiria, contudo, ao minuto 90, com Antoine Griezmann, num improvável cabeceamento no meio dos centrais, apesar da sua baixa estatura, a quebrar o ferrolho albanês. O mais difícil estava feito e o Velodróme de Marselha vinha completamente abaixo.

E teve direito a dose dupla, com a grande figura deste Euro 2016 do lado francês, o médio ofensivo Payet, que voltou a marcar o segundo golo dos gauleses, como no encontro frente à Roménia, em mais um lance de grande classe, que está a deixar meia Europa de olho no jogador do West Ham que aos 29 anos parece estar finalmente ao seu melhor nível, depois de uma carreira irregular, onde a sua genialidade era por vezes anulada por vários momentos de apagamento.

Se a França passar a jogar em 90 minutos aquilo que fez nos segundos 45 esta noite, é claramente um dos favoritos deste Euro. Um Euro que muitos adivinhavam com goleadas a rodos, dada a participação de vários países pouco cotados, como a Albânia, Hungria, Islândia, País de Gales, etc., mas que já se viu, será bem mais equilibrado do que muitos esperavam.


Eslováquia foi a surpresa da tarde

Já durante a tarde, dois jogos de boa qualidade onde o grande destaque vai para a Eslováquia, que deixou a Rússia com pé e meio fora deste Europeu. Depois de ontem ter sido ameaçada de ser expulsa do Euro devido ao comportamento dos seus adeptos, os soviéticos mostraram que não precisam de empurrão da UEFA e que muito provavelmente irão já pelo seu próprio pé. Frente à Inglaterra conseguiu nos descontos evitar a derrota, que seria mais do que justa, mas desta vez não tiveram a mesma sorte. Após os golos de Weiss e Marek Hamsik (este um dos melhores golos da prova até ao momento) o melhor que os russos conseguiram foi reduzir nos últimos 10 minutos, mas já sem conseguirem o empate. Um resultado que deixa os eslovacos na luta pelo apuramento aos oitavos, depois da derrota na estreia frente ao País de Gales.

No outro jogo, Suíça e Roménia dividiram pontos, numa partida onde os suíços foram sempre mais equipa, mas se revelaram muito perdulários. Os romenos somaram o segundo penalty na competição, novamente convertido, parecendo não conseguir chegar ao golo de outra forma, apesar do ex-lateral do FCP Sapunaru ter atingido o poste num lance de cabeça. A Suíça está praticamente certa na fase seguinte com quatro pontos, enquanto os romenos também poderão lá chegar se vencerem a Albânia no último jogo da fase de grupos.

Nenhum comentário: