terça-feira, junho 21, 2016

Fórmula Anti-Tédio


Durante muitos anos considerei a seleção espanhola a melhor do mundo. Também não era difícil, com um bicampeonato europeu, com um título mundial pelo meio, sequência nunca antes alcançada por nenhuma equipa do Velho Continente. A evolução do futebol espanhol fez-me vaticinar, ainda antes de 2008, que pouco faltaria para dominarem o mundial.

Porém, esse domínio acabou no Brasil, no Mundial de 2014, e a derrota de hoje contra a Croácia, que poupou alguns titulares, contra uma Espanha sem poupanças, pôs fim a um ciclo de 12 anos sem perder em Europeus. Tinha acontecido pela última vez em 2004, contra Portugal, no Estádio de Alvalade, onde um golo de Nuno Gomes deixou nuestros hermanos fora do Euro 2004. 12 anos depois voltaram a sentir o amargo sabor da derrota.

E justa. Muito justa. Porque o Tiki-Taka espanhol, outrora fabuloso, tornou-se num enorme bocejo, onde na maior parte das vezes falta objetividade. A equipa até nem é assim tão diferente da dos tempos de glória, apenas a idade já pesa em vários elementos-chave, onde falta um que foi fundamental nesse trajeto, o capitão Xavi.

A Croácia soube esperar sempre, ter paciência de chinês, ao ver os espanhóis trocarem a bola, como se num qualquer meinho, até à exaustão. O segredo foi tentar recuperações de bola decisivas, que permitissem transições rápidas. E no aproveitar do erro contrário esteve o ganho.

A Espanha entrou quase a ganhar, numa fantástica jogada de David Silva, concluída por Morata, após remate decisivo de Fabregas, que o avançado da Juventus confirmou sobre a linha. Num erro defensivo, Rakitic quase empatou, num extraordinário chapéu que bateu na barra e no poste. O golo surgiria sobre o intervalo, com Kalinic de calcanhar a concluir com classe o centro da esquerda de Perisic.

E seria exatamente Perisic, o extremo do Inter de Milão, jogar de enorme valor, a decidir a partida, perto do fim, num lance onde De Gea não ficou isento de culpas. Já depois de Sérgio Ramos (o jogador com melhor imprensa do mundo!) falhar um penalty que, na minha opinião não o foi, mas que Subasic defendeu.

Curioso que tendo em conta as novas regras implementadas antes do Euro, o árbitro Bjorn Kjuipers, conseguiu errar a triplicar. O penalty parece provocado após o defesa croata sofrer um ligeiro empurrão de um espanhol, caindo sobre Silva. E depois, não só Subasic sai uns bons 2 metros da baliza para defender o remate do defesa do Real Madrid, algo que não é permitido, como o defesa espanhol faz uma paradinha, que não é permitida... Foi um momento de asneira completa do árbitro, depois de já ter errado minutos antes, ao não marcar um penalty sobre o jovem talento da Croácia, Marko Pjaca, que tem vindo a ser associado ao Benfica, e que seria certamente um valor acrescentado para a nossa Liga caso tais boatos se confirmassem.

A Croácia venceu e garantiu o primeiro lugar do Grupo, onde a Turquia, com a vitória de hoje sobre a Rep.Checa, ficou no 3º lugar, atrás da Espanha, podendo ainda sonhar com um lugar entre os 4 melhores terceiros.

A nível de curiosidade, e um dia antes do encerrar da fase de grupos, Portugal está a um empate de se apurar para os oitavos, podendo assim nem precisar de ganhar um jogo para seguir em frente. Uma coisa é certa, é fundamental que a seleção portuguesa fique em 1º ou 3º do grupo, porque se for segundo vai para a metade do quadro dos oitavos onde estão Alemanha, Espanha, Itália, França e Inglaterra!! É verdade, destes todos crónicos candidatos, apenas um poderá chegar à final.

Em termos dos quatro melhores terceiros, a Irlanda do Norte e a Eslováquia já estão nos oitavos, com Turquia e Albânia a aguardar o que acontece amanhã nos grupo E e F. Os turcos estão à frente dos albaneses nessa corrida. Amanhã se verá quem vai avançar para a fase seguinte, esperando, obviamente, que Portugal figure entre os 16 que se mantêm em prova.

Nenhum comentário: