quarta-feira, novembro 30, 2016

Um banco de oportunidades


Foi na temporada de 2012/2013 que em Itália se decidiu aumentar o número de suplentes dos habituais sete para doze. Uma alteração que muitos treinadores italianos receberem com indiferença referindo que pouca diferença faria. Certo é que em 2015, o agora técnico campeão de Inglaterra, o italiano Claudio Ranieri, pedia que a Premier League pensasse em adotar ideia semelhante.

Mas o que está em causa? Faz assim tanta diferença ter sete ou doze jogadores no banco? Na minha opinião faz. Muita! É certo que facilita a vida dos treinadores pois têm menos desafios ao selecionar os 18 que entram na ficha do jogo. Contudo, é simultaneamente uma oportunidade única para abrir portas a outros jogadores, em especial dos jovens.

Nos Europeus ou Mundiais de futebol todos os jogadores vão para o banco. Porque não nos clubes? Claro que não faz sentido num plantel de 28 levar 17 jogadores para o banco, mas os 12 que são permitidos em Itália são sem dúvida uma oportunidade não só de dar hipótese a todos os jogadores de serem utilizados e não um grupo restrito de 18, 19 ou 20 jogadores dentro de um plantel.

As circunstâncias de um jogo podem permitir dar oportunidades a jogadores que noutras condições não as teriam. Especialmente jovens. Seria uma oportunidade para os jovens poderem experimentar a primeira equipa sem precisar que para tal metade de um plantel se lesione para chegar a sua vez.

Nos clubes com equipas B este argumento é ainda mais valioso pois ter dois ou três jogadores da equipa B no banco poderia significar oportunidades para esses jovens poderem crescer mais rápido e terem mais oportunidades de afirmação. Em especial em jogos que corram bem às suas equipas e onde é mais fácil fazê-los entrar.

A verdade é que esta medida do Calcio não foi copiada por nenhuma das principais ligas nacionais europeias até ao momento e já passaram quatro épocas desde que a medida foi implementada em Itália. Mas no meio de tantas inovações que são faladas para serem introduzidas em breve, esta poderia ser, sem dúvida, uma a considerar.


ESTE TEXTO FOI TAMBÉM PUBLICADO NO BLOGUE BOM FUTEBOL








Nenhum comentário: