terça-feira, julho 05, 2016

O "Messi" sérvio para abrilhantar a Liga Portuguesa


Uma pausa no Euro-2016 para regressar aos comentários sobre a realidade nacional e neste caso à mais sonante contratação deste defeso em Portugal até ao momento. Foi hoje finalmente anunciado o fim de uma novela que levou quase dois anos, de avanços e recuos, que acabou em casamento, ao melhor estilo de uma qualquer trama mexicana ou venezuelana.

Esquecendo essa parte do interesse que levou tanto tempo a concretizar-se, mas que já é anunciado como certo em Inglaterra (na revista Four Four Two) ou na Turquia (em resultado de interesse de clubes turcos que desistiram por saberem que tudo estava certo entre jogador e clube da Luz há vários meses), a chegada de Andrija Zivkovic é uma excelente notícia para a Liga Portuguesa que terá no jovem sérvio uma das suas maiores estrelas.

Zivkovic é um verdadeiro prodígio do futebol mundial, considerado dos mais promissores do Velho Continente, e que é o mais jovem jogador sérvio de sempre a jogar pela Seleção A do seu país, com apenas 17 anos, depois de já ter jogado dois Europeus Sub-17. Viria ainda a ser campeão do mundo no ano passado, na Nova Zelândia, no Mundial Sub-20, onde marcou dois golos, um dos quais eleito o melhor da competição.

A sua perfomance no Mundial levou os melhores clubes do mundo a seguirem atentamente a sua carreira, assim como revistas de renome mundial, como a Four Four Two (ver artigo aqui) que o apelidou do "Messi" sérvio.

E na verdade, o jovem sérvio tem um toque de bola semelhante ao mago argentino, mas deixemos as comparações por aí porque Messi só há um! Zivkovic é um extremo que prefere jogar na direita para poder fazer os movimentos onde mais pode desequilibrar, movimentos interiores, da ala para o centro, onde pode usar o seu forte pontapé de pé esquerdo, que lhe pode valer muitos golos, ou assistências decisivas.

A sua capacidade técnica e de decisão no último terço de terreno são fundamentais para uma equipa com as ambições dos tricampeões nacionais. A isso acrescenta algo que o Benfica tem sentido falta há já bastante tempo, uma tremenda qualidade na cobrança de bolas paradas. Quer em cantos ou livres laterais cruzando para a área (tantos cantos mal batidos pelos encarnados na última temporada), quer em livres diretos, onde tem grande qualidade de execução, algo que os encarnados já têm em Talisca, mas que é praticamente a única grande qualidade do médio brasileiro, cada vez menos utilizado na Luz e que parece estar à beira de ser vendido.

Dificilmente Zivkovic não pegará de estaca no onze da Luz logo no arranque da temporada. Apesar de ter nove extremos no plantel, o sérvio é de longe o melhor. Confirmando os seus atributos, dificilmente permanecerá em Portugal por mais do que uma época, rumo ao estrelato do futebol mundial.

Um talento a não perder de vista nos relvados nacionais em 2016/2017.

Um comentário:

Fred disse...

Espero que confirme todo o potencial, mas vai ter de esperar a sua vez para entrar na equipa.

Que seja bem aconselhado e fique alguns anos a espalhar magia na Luz.