sexta-feira, janeiro 16, 2015

TOTOBOLA FUTEBOL À LUPA - 17ª JORNADA

E assim chegamos ao fim da primeira volta de temporada. Passou num ápice... ficam a restar mais 17 rondas... para ver se consigo fazer o pleno (e ficar a moer-me por não ter jogado no Totobola). Vamos lá aos prognósticos da semana:

Vit. Guimarães - Académica - 1
Penafiel - FC Porto - 2
Vit. Setúbal - Sp.Braga - 2
Moreirense - Arouca - 1
Boavista - Estoril - X2
Belenenses - Gil Vicente - 1X
Paços de Ferreira - Nacional - 1X2
Marítimo - Benfica - X2
Sporting - Rio Ave - 1

É talvez a jornada que menos duplas ou triplas me dá vontade de apostar. Mas claro que o que parece óbvio muitas vezes não o é. Até arriscava numa aposta simples total, mas por uma questão de precaução, deixa-me lá pôr as 3 duplas e uma tripla não vá o diabo tecê-las.

A jornada começa amanhã com a deslocação da Académica a Guimarães. Clara convicção da vitória dos homens da casa, apesar de a tendência para o empate dos estudantes (nove empates em 16 jogos) é tentadora para gastar aqui uma das duplas, mas vou resistir. Clara aposta no 1.

Ainda amanhã a visita do FC Porto aos durienses do Penafiel é talvez o jogo com desfecho mais previsível. Só por milagre os dragões não vencem amanhã, ainda para mais sabendo que poderão colocar pressão sobre o líder que tem visita difícil à Madeira.

Nos jogos de domingo, as apostas simples vão para a vitória do Braga no Bonfim, frente a um Vit.Setúbal que continua a não convencer ninguém, vitória caseira do Moreirense frente ao Arouca e vitória do Sporting sobre o Rio Ave. Não que considere este jogo fácil para os leões dado que o Rio Ave é das equipas mais consistentes da Liga. Contudo, o excelente momento dos de Alvalade não deverá conhecer pausa este fim-de-semana.

Quanto às duplas e triplas, algumas dúvidas sobre os jogos do Bessa e do Restelo. O favoritismo vai para Estoril e Belenenses mas a verdade é que ambas as equipas não estão no seu máximo. O Estoril desfalcado de alguns elementos importantes por causa do CAN enquanto os azuis do Restelo estão num jejum de golos para a Liga há dois meses e querem inverter a tendência negativa. O Gil seria um bom adversário para tal, mas o lanterna vermelha contará com dose extra de motivação graças à primeira vitória no campeonato no fim-de-semana passado. Como tal, 1X para o jogo do Restelo e X2 para o do Bessa dado que o Boavista não convence ninguém, como se viu em Alvalade onde nem contra 10 leões (ou suplentes ou da B) conseguiram evitar a derrota. Verdade seja dita, respiram com algum à vontade dada a vantagem de 5 pontos face à linha de água, mas o Estoril é sem dúvida mais equipa e poderá aproveitar esta viagem à invicta para continuar a sua recuperação rumo aos primeiros seis lugares, onde esteve nas últimas duas temporadas.

Para o final deixo a outra dupla e a tripla, dado que a grande dúvida foi em qual apostar numa dupla e qual numa tripla. O denominador comum são ambos os jogos terem equipas insulares. Decidi colocar a dupla no Marítimo-Benfica devido ao menor fulgor dos madeirenses nas últimas semanas contra um líder que parece em subida de forma (pelo menos no que à nota artística diz respeito). Será, provavelmente, um jogo complicado para os encarnados, mas onde a sua mais valia deve acabar por ser determinante. E mesmo que corra mal, parece-me mais provável um empate que uma derrota dos campeões nacionais.

Assim sendo, a tripla ficou para o Paços-Nacional, os castores estão em clara quebra depois de arranque brilhante, somaram três derrotas nos últimos cinco jogos da Liga e torna-se difícil perceber que Paços irá estar em campo. Do outro lado, os insulares estão a fazer uma temporada muito abaixo do habitual, muito inconstantes, tanto ganhando como perdendo na semana seguinte. Dada a instabilidade de resultados de ambas as equipas, o mais seguro é mesmo apostar na tripla, se bem que considero os homens da casa favoritos a somarem os três pontos.

Nenhum comentário: