sábado, janeiro 10, 2015

TOTOBOLA FUTEBOL À LUPA - 16ª JORNADA

Desta vez com atraso e sem prognóstico para o Estoril-Moreirense (que teria sido um 1X... mas agora é fácil pois já sabemos que deu empate...). A semana passada não correu de forma brilhante em termos de prognósticos.. esperamos que esta seja melhor:

Benfica-Vit. Guimarães - 1
Académica-Paços de Ferreira - X
FC Porto - Belenenses - 1
Arouca-Vit. Setúbal - X2
Gil Vicente-Penafiel - 1X
Rio Ave-Marítimo - 1
Nacional-Boavista - 1
Sp.Braga-Sporting - 1X2

Comecemos pelo óbvio... a tripla no jogo da Pedreira. Difícil prever como terminará o jogo que coloca frente-a-frente duas equipas que procuram alcançar o 3º lugar e que o poderão fazer se o Vitória minhoto perder no Estádio da Luz. O Braga tem sido quase implacável em casa (apenas um empate frente precisamente aos rivais de Guimarães) enquanto o Sporting vem de uma série de vitórias e que depois do cachimbo da paz fumado entre presidente e treinador, parece mais unido na busca do objetivo de recolar ao FCP primeiro e, quiçá, aproximar dos campeões nacionais. Claro jogo de tripla mas onde dou ligeiro favoritismo aos homens de Sérgio Conceição, que ainda durante a semana dizimaram o Belenenses na Taça, prova onde começa a surgir como provável uma final precisamente entre os dois Sportings que este fim-de-semana se defrontam.

Apenas duas duplas esta semana, em Arouca, onde o Vit.Setúbal procura a primeira vitória fora, algo possível depois de suada vitória caseira na semana passada. Os sadinos procuram entrar numa espiral positiva, que lhes dê maior margem respiratória para a cauda, o mesmo que procuram os homens de Arouca, mas cuja irregularidade exibicional os deixa com a corda na garganta. Empate será o desfecho mais previsível mas aposto mais nos forasteiros em caso da não divisão de pontos.

O mesmo prognóstico em Barcelos, com os dois últimos em confronto, onde os homens de Mota procuram a primeira vitória na Liga. Esta é uma oportunidade de ouro! Se calhar ainda não é desta, daí a dupla com a possibilidade do empate. Mas a apostar numa vitória, inclino-me para os da casa. Até porque se não for desta, começa a ficar cada vez mais difícil acreditar na salvação do Gil.

De resto, tudo apostas simples. Vitória fácil dos Dragões contra um fragilizado Belenenses depois de sair da Taça vergado a uma humilhante goleada. Vitória suada dos campeões nacionais frente à revelação do campeonato, o Vitória de Guimarães, que relembre-se já roubou pontos a FCP e SCP (mas ambos em casa...). Empate em Coimbra entre estudantes e castores, porque por um lado os estudantes quase só sabem empatar e porque o Paços está em clara quebra depois de excelente início de temporada.

Vitórias ainda de Rio Ave na receção ao Marítimo (os vilacondenses continuam a realizar épocas de sucesso, de nova nas meias da Taça, depois de prestação condigna na Liga Europa e um excelente 6º lugar no campeonato, contra um Marítimo em mau momento e animicamente afetado depois de ver esfumar-se o sonho da Taça ao perder em casa nos penalties contra o rival insular) e do Nacional sobre o Boavista na Choupana (não só mais fortes, os alvinegros quererão certamente aproveitar a força anímica ganha pelo apuramento para as meias da Taça, até porque é fundamental uma vitória dado só terem um ponto de vantagem sobre a linha de água).

Nenhum comentário: