terça-feira, setembro 12, 2017

Um playoff antecipado


Pode parecer uma provocação, mas não é mais do que uma constatação da realidade. O jogo de hoje entre os gregos do Olympiakos e o Sporting acaba por ser quase a primeira mão do playoff de acesso da Liga Europa. Olhando para o grupo dos leões, parece utópico pensar em mais do que o terceiro lugar do grupo. Um empate que seja contra o Barça ou Juventus é quase uma vitória para o Sporting ou para os gregos.

Como tal, o Sporting tem hoje a primeira de uma final que será terrível. Acima de tudo pelo ambiente que irá enfrentar. Jogar na Grécia, como na Turquia, seja em que estádio for, é muito complexo pois o caldeirão que fervilha nas bancadas intimida o mais arrojado dos homens.

Jorge Jesus apostou forte o ano passado e deu uma réplica interessante frente a Real Madrid e Dortmund, mas em especial no caso dos espanhóis, a sua sobranceria ia custando caro. É difícil acreditar que Juventus e Barcelona repitam a gracinha sob pena de saírem penalizados. Como tal, o jogo de hoje tem de ser encarado com o mais importante. Sair de Atenas com pontos será meio caminho andado para assegurar a Liga Europa e aí, apesar de nomes como Milan ou Arsenal, os rivais são na sua maioria mais acessíveis. E Jesus sabe bem o que é chegar à final dessa competição.

Resistir a uma pressão inicial forte que se adivinha e conseguir anular Fortounis, o craque dos gregos, serão as chaves do sucesso na Grécia. Uma derrota não deita nada a perder, mas reduz a margem de erro dos leões e obriga a vencer em casa os gregos por vantagem superior, isto se nenhuma das equipas conseguir o tal milagroso ponto num dos embates com os favoritos.

A minha grande dúvida é, confirmando-se a dupla William-Bruno Fernandes como duplo pivot do meio-campo, se conseguirão suster o meio-campo contrário num jogo com este nível de dificuldade. A esse tema voltarei em breve mas em relação ao jogo de hoje, seria mais avisado do técnico dos de Alvalade juntar Battaglia a William Carvalho, deixando Bruno solto para o que melhor sabe fazer: comandar o jogo ofensivo sem enorme desgaste defensivo.

Nenhum comentário: