segunda-feira, março 06, 2017

Bruno de Carvalho... e agora?



Confesso que fiquei surpreendido com a legitimação que Bruno de Carvalho recebeu dos sócios. 86% da votação é um número esmagador e que deixa o atual presidente com uma margem que precisa de saber capitalizar. Saberá?

Vamos ver.

Bruno de Carvalho conseguiu fazer um mandato de quatro anos em que melhorou muito o clube. Não era difícil, Godinho Lopes deixou o Sporting completamente estrangulado financeiramente com um PER em cima da secretária que previa o fim das modalidades, com a exceção do futsal que passava para a SAD. A equipa de futebol estava no sétimo lugar e sem dinheiro para ordenados.

Nestes quatro anos, o Sporting revitalizou as modalidades que já tinha, chamou à tutela do clube o hóquei em patins e fez regressar o ciclismo.

No futebol soube sempre escolher bem os treinadores, teve a ousadia de resgatar Nani, ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça e ainda bateu o recorde de pontuação do Sporting no campeonato que, valha a verdade, de nada lhe valeu.

Mas o Sporting agora bate-se de igual para igual com o Benfica e o FC Porto. Não nos dias que correm, mas genericamente os seus rivais já não olham para o Sporting como um clube sem capacidade de lhes fazer frente. Mérito de Bruno de Carvalho.

Não lembrar isto é ter memória curta e o grande problema de quem analisa é que faz os seus balanços tentando denegrir as atitudes (boas e más) de quem não gosta e exponenciar os gestos de quem tem, alegadamente, um comportamento exemplar no quotidiano.

Bruno de Carvalho se tivesse adotado uma pose de estadista, de pessoa contida, discreta, sem voltas olímpicas ou frases provocatórias seria elogiado por tudo e todos e, se calhar, não tinha ninguém a cair-lhe em cima.

A comunicação é o grande problema do atual presidente do Sporting. Falta-lhe resistir à tentação de controlar uma área que não domina e uma escola de comentadores nas televisões que o Benfica tem e que poupa Luís Filipe Vieira ao desgaste. Bruno de Carvalho não tem essa escola, nem o passado de sucesso do FC Porto que ainda granjeia respeito, por isso assume todas as guerras e desce ao nível dos comentadores e de pessoas que estão em patamares abaixo do seu. E enquanto faz isso não faz outras coisas.

Disse, durante o debate com Pedro Madeira Rodrigues, que nos próximos quatro anos ia resguardar-se mais.

Conseguirá? Se o conseguir pode dizer-se que dá um enorme passo, mas o discurso da vitória, mal foram conhecidos os resultados eleitorais, não são, decididamente, um bom prenúncio. Pode ter sido um momento de empolgamento? Pode, mas Bruno de Carvalho tem muitos momentos desses que leva a terceiros sentirem-se, com legitimidade, ofendidos.

No futebol, ao prometer (palavra cara em campanhas eleitorais) que o Sporting vai ser campeão mais do que uma vez nos próximos quatro anos deixou-o refém da bola entrar na baliza. Ou seja, se o Sporting não for campeão nos dois próximos anos a oposição, que agora segue para férias por via dos resultados eleitorais, vai estruturar-se e com figuras de peso. Não com Pedro Madeira Rodrigues - que com os 9% de votos que recebeu dos associados deve ter hipotecado qualquer possibilidade de voltar a ter uma oportunidade de ser presidente do Sporting.

Basicamente Bruno de Carvalho está refém da sua equipa de futebol, não há outra forma de dizer isto, mesmo que consiga vender jogadores como nunca ninguém vendeu em Alvalade.

Se lermos o programa eleitoral de Bruno de Carvalho percebemos que o diretor desportivo é Bruno de Carvalho. Percebemos que o responsável máximo da Academia é Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting devia saber delegar em pessoas equilibradas, que saibam dos seus pelouros, que tenham liberdade para atuar e coragem de contrariar o presidente e de ir contra a sua opinião em nome dos superiores interesses do clube. Acredito que isso já aconteça com Carlos Vieira, o Ministro das Finanças do Sporting, mas surgirá em mais algum departamento nevrálgico do universo leonino? Um líder, um verdadeiro líder, tem que se saber rodear e ouvir quem está à sua volta e filtrar as melhores ideias e opiniões.

Para o Sporting é uma pena que Bruno de Carvalho não consiga alterar o seu comportamento porque tem feito um trabalho muito meritório. Mas do sucesso, seu e do Sporting, dependerá a sua capacidade de fazer uma introspeção que o leve a diminuir o efeito dos seus defeitos e a aumentar o alcance das suas virtudes.

Para o fim deixo uma dúvida. E Jesus? Na campanha eleitoral, o treinador foi um dos temas fortes e Bruno de Carvalho chegou ao ponto de dizer que o quer manter até ao fim do mandato que agora se inicia, querendo isto dizer que já pensa numa renovação do contrato que termina em 2019. No entanto, se os jogos que faltam até final do atual campeonato não terminarem em vitórias na sua esmagadora maioria ninguém acredita que Bruno de Carvalho trave qualquer investida de um clube... estrangeiro. E depois basta-lhe saber escolher como tem sabido até ao momento.

Nenhum comentário: