quarta-feira, outubro 12, 2016

O Cafu português


João Cancelo parece proveniente da escola brasileira de laterais direito. Cafú, Maicon ou Daniel Alves foram os expoentes máximos dessa escola ao longo das últimas duas décadas. O lateral português, formado no Benfica, parece talhado para voos semelhantes. Ouve-se já falar do interesse do Barcelona para substituir Aleix Vidal, que não convenceu depois de ter brilhado no Sevilha, uma posição carenciada nos catalães, que têm utilizado Sergi Roberto nessa posição, apesar de ser um médio de origem.

Acompanho a carreira de João Cancelo desde que o lateral tinha apenas 13 ou 14 anos, ainda nos iniciados do clube da Luz. Vi vários jogos do lateral no Seixal e confesso que sempre me encantou. Brilhava numa equipa onde pontificavam vários jogadores que se afirmaram no futebol nacional, como o guardião Bruno Varela, Fábio Cardoso, Ricardo Horta, Bernardo Silva, Diego Lopes, João Teixeira, Hélder Costa e Sancidino Silva. Foi com este grupo campeão nacional de iniciados, juvenis e juniores.

As suas características são precisamente as mesmas que hoje apresenta, claro que mais refinadas e desenvolvidas. Grande capacidade ofensiva, excelente na execução de cruzamentos, forte nas bolas paradas (algo que ainda não tem estatuto para assumir nem no Valência nem na Seleção Nacional), criatividade e velocidade. Muitas vezes jogava à esquerda dada a sua facilidade em vir para dentro para aplicar o forte pontapé que possui. Destaque também para a sua excelente compleição física, com 1,82m, uma altura muito relevante para um lateral no futebol moderno, onde cada vez mais o jogo aéreo é fundamental para o sucesso coletivo e individual.

Como sénior, depois de ter sido ignorado por Jorge Jesus no Benfica, tem vindo a destacar-se e a afirmar-se cada vez mais em Valência, onde tem sido quase sempre opção como lateral direito (raramente foi utilizado à esquerda) e mais recentemente, várias vezes, como extremo. Uma opção que se entende por causa de ser um lateral muito ofensivo, que por vezes provoca desequilíbrios na sua defesa por estar em posições mais adiantadas.

Esse era o grande ponto a melhorar do lateral direito natural do Barreiro. Já nos escalões de formação essa dúvida pairava aquando do momento que chegasse a sénior. É que nos escalões jovens, esse caudal ofensivo não tem grandes riscos defensivos dada a enorme diferença de qualidade entre os grandes e a maioria dos adversários que enfrenta ao longo da época.

Inicialmente em Espanha continuava a levantar muitas preocupações pois as falhas defensivas eram consideráveis e, obviamente, acima de tudo, Cancelo é um defesa, pelo que a sua obrigação primária dentro do campo é defender. Ao quarto ano de sénior, e na terceira época em Valência, o lateral direito português parece finalmente pronto para se afirmar como um dos melhores na sua posição a nível mundial.

Nos últimos jogos da Seleção Nacional beneficiou das baixas de Vieirinha primeiro e Cedric depois para agarrar o lugar. É certo que os adversários não foram propriamente muito exigentes, o que lhe permitiu brilhar ainda mais, mas com três golos em três internacionalizações dificilmente não será a opção para titular de Fernando Santos, apesar da concorrência feroz de Cedric e Nelson Semedo.

Será esta a temporada em que se afirma em definitivo e garante uma transferência milionária para um clube de maior dimensão? João Cancelo tem a palavra! Mas se mantiver o nível, é difícil acreditar que não será esse o cenário, já em janeiro ou no próximo defeso. Seria um justo prémio para um jovem cuja vida ficou marcada pelo acidente de viação de há poucos anos que vitimou a sua mãe, que conduzia o automóvel onde seguiam Cancelo e o seu irmão mais novo. Um momento muito amargo que marcou o jogador nos anos seguintes mas que agora parece ser a sua força interior para chegar à ribalta.

ESTE TEXTO FOI TAMBÉM PUBLICADO NO BLOGUE BOM FUTEBOL

Um comentário:

Fred disse...

Melhor formação do Mundo :) Não sou só eu a dizer...