Uma página sobre futebol, com diferentes olhares, uns mais apaixonados, outros mais distantes, uns com uma dose de humor, outros mais sérios.
domingo, julho 27, 2014
Um Marco de estabilidade
Apesar da mudança de treinador, o Sporting é sem dúvida a equipa que parte com uma melhor base para a nova época, o que poderá ser decisivo no arranque. Saiu Leonardo Jardim e entrou Marco Silva (pessoalmente considero um upgrade entre dois excelentes técnicos), mas a base criada pelo madeirense está lá toda. Até agora ninguém relevante saiu e Marco Silva viu ainda entrar uma mão cheia de reforços (serão?? ou apenas alternativas razoáveis??).
O Sporting pode ter menos estrelas que os dois eternos rivais, mas no futebol por muitas estrelas que existam, criar uma equipa leva o seu tempo. Marco Silva já a herdou e agora só tem de a aperfeiçoar com o seu cunho pessoal. Vendo pelo início desta pré-época, nem um único reforço entrará no onze dado que quem já lá estava é melhor (talvez João Mário seja a excepção mas é um miúdo da casa que estava emprestado).
Resta apenas saber se ainda alguém sairá (Rojo é quase certo mas não será por aí que a equipa abanará). O grande desafio será suprir uma eventual saída de William Carvalho, de longe o melhor jogador da equipa. Também uma venda de Slimani poderá causar mossa, mas tudo o resto é facilmente substituível sem que se notem grandes diferenças.
A presença na Champions League poderá ser a principal muralha ao crescimento deste Sporting. Depois de uma boa época (qualquer coisa seria boa tendo como referência o annus horribilis anterior), o desafio é jogar toda a temporada (ou uma boa parte dela) ao fim-de-semana e a meio da semana. Terão estes jogadores estaleca para tal? Poderá o previsível insucesso na Champions influenciar negativamente a equipa entre portas?
Já todos sabemos que os recursos em Alvalade são muito inferiores aos da Luz e do Dragão, mas não faltam casos de sucesso noutras ligas com realidades semelhantes, ainda que a outra escala, como o Atletico de Madrid o ano passado ou o Borussia de Dortmund há dois e três anos. Até um Liverpool com muito menos recursos que outros gigantes britânicos ia vencendo a Premier League na última época.
É verdade que poucos jogadores do Sporting seriam titulares no FCP ou SLB (neste último caso contando que ainda vêm aí reforços de peso), talvez William Carvalho e pouco mais, mas em termos colectivos, pelo menos para já, este Sporting é infinitamente superior aos rivais. Um arranque forte e poderemos ter, finalmente, um Sporting novamente como favorito ao título nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário